RD JOSÉ DIRCEU - O herói da resistência | -

Friday, April 20, 2018

JOSÉ DIRCEU - O herói da resistência

Acabei de ler uma longa entrevista de José Dirceu concedida a jornalista Mônica Bérgamo, publicada na Folha de São Paulo em 20/04/2018. Seu teor completo pode ser lido aqui. Confesso que enquanto a percorria viajei no tempo e procurei reconstituir a trajetória deste paladino da democracia, hoje tão injustamente tratado por seus compatriotas,  que o defenestram implacavelmente nas redes sociais, muito dos quais não tem um décimo do caráter e do espírito de luta deste brasileiro digno,  que dedicou sua vida toda na luta pelo construção de um país mais inclusivo e menos cruel com as classes desfavorecidas. José Dirceu é um herói nacional. Conheci-o durante o golpe militar de 1964, quando generais oriundos das classes mais abastadas deste país, rasgaram a Constituição,  se revoltaram e destituíram um presidente legítimo, a fim de evitar que este promovesse reformas sociais tão necessária à época que, se implementadas, poderiam evitar o desastre econômico e social pelo qual estamos passando, fruto de uma desigualdade social sem precedentes na história mundial.

Sua vida bem que merecia um filme na linha dos realizados por Costa Gavras, famoso cineasta grego pelos filmes que realizou de cunho eminentemente político. Talvez se isto ocorresse muitos jovens de hoje conheceriam a história deste herói nacional e passassem não só a admirá-lo como talvez lhe dedicassem mais respeito nas mídias sociais, cujas manifestações costumam vir carregadas de comentários maldosos e mentirosos. Já mereceu uma biografia não autorizada de autoria do jornalista Otávio Cabral. É um relato pormenorizado da vida desta figura já partícipe da história nacional. Neutro sem ser apático, e pormenorizado sem perder o ritmo, "Dirceu" é um livro que se lê com prazer e interesse.

O ex-ministro José Dirceu, 72, teve seus recursos negados na quinta (19) pelo Tribunal Regional
Federal da 4ª Região e pode ser preso a qualquer momento por ordem do juiz Sergio Moro.Por seus próprios cálculos, ele pode entrar na cadeia para não sair nunca mais. "É uma hipótese", admite. Em 17 de setembro de 2008 - Apesar de proibida de funcionar pela ditadura militar, que mandara incendiar sua sede no Rio de Janeiro, a União Nacional dos Estudantes(UNE) realiza o XXX Congresso num sítio do Bairro dos Alves, a uns vinte quilômetros do centro de Ibiúna. Neste congresso Dirceu foi preso com mais setecentos estudantes. Foi libertado com quatorze companheiros em troca do embaixador americano, sequestrado pela resistência a ditadura e enviado para Cuba..


Trecho da entrevista quando se refere a sua relação com o ex-presidente Lula, encarcerado em
Curitiba nas dependências da Polícia Federal: "Eu fiz da minha vida praticamente o Lula. E me mantive leal a ele. Não faltaram oportunidades, amigos e companheiros que me empurravam para romper com ele, em vários episódios. Mas eu sempre achei que a obra do Lula, a liderança dele, o que ele fez pelo país, compensava qualquer outra coisa. Então eu não dei importância. Depois de uma semana, já não lembrava.
Em 2011, eu estava num barco alugado, pescando, e recebi um telefonema com a informação de que o Lula estava com câncer. Eu chorei. Me deu a sensação de que poderia ser o começo do fim da vida do Lula. Mas agora, como já passei três vezes pela prisão, é diferente.
Você tem que lutar por todos os meios, legais e políticos, para ser solto. Mas sempre tenho a ideia de que, se souber levar a prisão, ela pode se transformar numa melhora para você mesmo. De estudo, de pesquisa, de reflexão."

A José Dirceu todo o meu respeito e admiração pelo que ele representa no processo de luta dos povos oprimidos por melhores conquistas e inclusão social !

No comments: